Ação educativa com profissionais de terapia intensiva sobre lesão na córnea: relato de experiência
Tássio Ricardo Martins da Costa, Paula Regina de Melo Rocha, Marcia Cristina Souza da Cruz, Erlon Gabriel Rego de Andrade, Rosinelle Janayna Coêlho Caldas, Maicon de Araujo Nogueira
Objetivo: relatar a experiência acadêmico-assistencial de um grupo de estudantes de Enfermagem, ao promover uma ação educativa com profissionais de Enfermagem de duas Unidades de Terapia Intensiva.
Metodologia: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido com base em atividades práticas supervisionadas, em hospital de grande porte da Região Metropolitana de Belém, Pará, Brasil, durante o mês de março de 2017. Está ancorado nas etapas da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, resultando em proposta de intervenção exequível na prática.
Resultados: obteve-se o percentual de participação de 85,7% da equipe de Enfermagem. Os demais profissionais estavam em reunião, inviabilizando sua presença na ação. Os participantes responderam de forma positiva à intervenção, colaborando, discutindo e valorizando o conhecimento construído com a relação dialógica, apresentando profundas reflexões nos discursos ao grupo interventor.
Considerações finais: constatou-se que ações de cunho educativo, pautadas nas necessidades do público-alvo, podem provocar mudanças significativas por meio da reflexão crítica e da qualificação profissional. Os profissionais de Enfermagem oferecem importantes contribuições para prevenir e controlar lesões na córnea, bem como para investigar e produzir conhecimento relativo ao tema.
Costa, T. R. M. da, Rocha, P. R. de M., Cruz, M. C. S. da, Andrade, E. G. R. de, Caldas, R. J. C., & Nogueira, M. de A. (2019). <b>Ação educativa com profissionais de terapia intensiva sobre lesão na córnea: relato de experiência/Educational action with professionals of intensive therapy on corneal injury: experience report<b>. Ciência, Cuidado E Saúde, 18(2). https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v18i2.46687
leia mais: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/46687