Ensino do graduando de Enfermagem sobre doação de órgãos e tecidos: revisão integrativa da literatura
Sávio Felipe Dias Santos, Tássio Ricardo Martins da Costa, Maicon de Araujo Nogueira
Objetivo: analisar na literatura evidências disponíveis sobre o ensino e o conhecimento de graduandos de Enfermagem a respeito da doação de órgãos e tecidos para transplante.
Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SCIELO. Foram elencados seis artigos completos, publicados entre 2012 a 2017.
Resultados: evidenciou-se poucas publicações sobre o tema. Observou-se grandes lacunas no conhecimento dos graduandos dos cursos de enfermagem, fazendo-se necessário o desenvolvimento de pesquisas nesse campo, em especial estudos que enfoquem estratégias de ensino teórico práticas, tendo em vista que estas são capazes de trazer impactos reais e significativos nos conhecimento e habilidades dos profissionais.
Conclusão: pode-se concluir que o ensino voltado para a individualidade e realidade do público alvo, levando em consideração a realidade epidemiológica e características dos discentes, é fundamental nesse processo. Espera-se contribuir para o desenvolvimento de novos estudos, que possam fomentar reflexões acerca do processo de doação de órgão e tecidos para transplante, e acima de tudo, cooperar com a afirmação do processo educativo como o norte da qualificação profissional, por conseguinte, para a melhoria do processo de trabalho em saúde.
Santos SFD, Costa TRM, Nogueira MA. Ensino do graduando de enfermagem sobre doação de órgãos e tecidos: revisão integrativa da literatura. Rev. Enferm. UFPI [internet]. 2018 [acesso em: dia mês abreviado ano];7(4):61-6. Disponivel em: Insira o DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7461-66
Saiba mais: https://revistas.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/6927